Dúvida Publico semelhante

Foto de Perfil: Alê Costa

Por Alê Costa

Aluno(a)

Olá, Danilo!

Sobre esta msg do Google: “A partir de 1º de maio de 2023, os Públicos-alvo (ou segmentos) semelhantes vão ser eliminados gradativamente como recurso de segmentação.”

Porque eles decidiram tomar essa decisão? E no isso pode nos prejudicar e como podemos procurar alternativas?

Abraço.

Foto de Perfil: Danilo Mazuquin

Por Danilo Mazuquin

Professor(a)

Oi Alê, tudo bem contigo? Boa pergunta!

Não somente esta medida, mas algumas já foram tomadas e também outras serão. E estão sendo realizadas segundo a Google para que o marketing online seja mais privativo, respeite mais a individualidade do usuário e novas opções surgem para que do lado de cá, nós não percamos performance.

A Google e diversos outros players sofreram e estão sofrendo pressão para que os anúncios online sejam menos invasivos e tão 1 para 1, ou seja, tão fácil de identificar exatamente o perfil que você deseja, chegando a segmentar praticamente para a pessoa (ser individual) que você deseja. Observe que a grande maioria dos players, se não todos, estão vindo com várias medidas para fazer com que suas plataformas tenham maior clareza do que de fato rastreiam e necessariamente estão precisando deixar mais abrangente suas sofisticadas ferramentas de segmentação.

Alê, como alternativa temos outras opções de uso, como usar nossos próprios dados coletados para encontrar o público ideal, utilizar a segmentação otimizada, lances inteligentes e outros. Não enxergo como algo tão impactante para o nosso mercado, a problemática está na quantidade de ferramentas que irão deixar de existir e/ou irão precisar serem redesenhadas, então sim, se não tivermos outras opções para fazer uma segmentação sofisticada, os anúncios online serão menos democráticos Alê, pois precisaremos investir muito mais para termos o mesmo resultado que hoje já conseguimos, pois precisaremos gerar muito mais tráfego para alcançar de fato pessoas que são potenciais consumidores, contudo esta fase ainda não chegou, caminhamos para ela, mas ainda não chegou.

 

Forte abraço!