Há uns 3 meses atrás fechei com um cliente de brinquedos educativos e comecei com shopping padrão e uma campanha pro nome da empresa.
Depois de algumas conversões, mudei para smart shopping e começou a performar legal.
No começo desse mês, mudei para Max Desempenho pois a shopping inteligente iria migrar e já me antecipei.
- No Shopping inteligente estava com orçamento de R$ 85 dia
- No Max Perfomance estava com R$ 85 dia mas estava gastando R$ 120. (mudei para R$ 60, defini o horário que anúncio aparece e criei 2 grupos de recursos com publico.
Hoje tenho uma ou no máximo 2 vendas por dia.
Minhas dúvidas:
1° Um grupo de recursos seria como um grupo de anúncio ?
2° Quando crio um grupo de recursos e defino um publico, ele é direcionado para esse publico no shopping também ?
3° Melhor partir para campanha padrão?
3° Vi nos videos de shopping que trabalhou com brinquedos educativos, tem alguma dica ? Rs
Olá Glauco, tudo bem contigo?
Abaixo irei responder suas dúvidas:
1° Um grupo de recursos seria como um grupo de anúncio ?
R: Olha, para efeito comparativo e que se gere entendimento sim, podemos dizer que o grupo de recursos equivale a um grupo de anúncios. Entretanto naturalmente, assim como entre uma campanha de pesquisa e display, existem diferenças de disponibilidade de ferramentas devido as próprias características de cada campanha.
A Performance Max por exemplo ela tem mais limitações a nível de configuração, nós temos menos controle do que numa campanha de display ou pesquisa. E isto é natural, o objetivo da criação dela também foi este, permitir que estejamos em todas as redes do Google sem precisa de múltiplas configurações, contudo isto traz algumas limitações para nossa gestão.
2° Quando crio um grupo de recursos e defino um publico, ele é direcionado para esse publico no shopping também ?
R: Para todas as redes que estão rodando na Performance Max, logo também para shopping.
3° Melhor partir para campanha padrão?
R: Você tem mais controle em campanha de shopping padrão, mas não posso lhe dizer que seja melhor trabalhar com shopping padrão, contudo posso e devo lhe incentivar a estressar o máximo possível dos recursos da Performance Max e caso ela continue não fazendo sentido para você / seu cliente, então teste a shopping padrão. Fique atento que ao usar a shopping padrão o controle está somente em suas mãos, então cuide da configuração inicial, otimize-a diariamente e crie as campanhas de composição, com nome da loja, produtos que mais vendem e campanhas para remarketing.
3° Vi nos videos de shopping que trabalhou com brinquedos educativos, tem alguma dica ? Rs
R: Sim, aqui na Mazukim além de brinquedos educativos temos um outro player do mercado de brinquedos que fazemos a gestão de tráfego. Minhas dicas:
* De acordo com um volume mínimo de dados, verifique quais categorias de produtos estão fazendo sentido rodar, ou seja, que o ROAS esteja dentro do esperado pelo cliente. Mantenha então apenas os grupos de produtos (categorias por exemplo da loja) que estão com o ROAS saudável, os demais pause;
* Analise agora apenas as categorias que estão se destacando, que estão com o ROAS se sobressaindo, então pause esta ou estas categorias nesta campanha geral e crie uma campanha deixando ativa apenas estas categorias. Esta campanha deverá ter o seu maior orçamento, salve exceção se não houver tráfego suficiente;
* Crie campanha de pesquisa com os termos que levam tráfego direto para os brinquedos que são mais vendidos;
* Na performance max indique um valor maior para novos clientes (dentro das configurações da campanha);
* Não somente em loja virtual, mas de modo geral, ao usar Performance Max, para acertar seu público, busque deixa-lo o mais refinado possível quando o indicar. Se possível suba planilha de clientes e utilize os já conversores de sua conta no Google Ads e/ou importe do Google Analytics;
* Fique atento ao seu funil, pois talvez o problema não seja ou não seja apenas o tráfego. Entender então onde o público está saindo do funil e após qual ação é muito importante para você poder atacar. As vezes o cliente (seu cliente) já não está mais com o frete atrativo, prazo de entrega, produto, enfim, logo investir seu tempo em entender comportamento do consumidor dentro da loja é importante.
Por fim, crie uma planilha com todas as possibilidades que você quer testar, deixe tudo documentado, o que fez e o resultado. Espero que tenha bons resultados!
Forte abraço.