Olá! Para definirmos o investimento ideal para um cliente, envolve uma certa análise de cálculo e estratégica. Como por exemplo:
1. OBJETIVO
Cada objetivo pode demandar investimentos diferentes.
Conversões: Vendas ou leads.
Reconhecimento de marca: Aumentar a visibilidade da empresa.
Engajamento: Curtidas, comentários, ou compartilhamentos.
2. PÚBLICO ALVO
Análise de interesses, localização, faixa etária, e comportamentos.
Públicos muito segmentados podem ser mais caros por clique ou impressão, enquanto públicos mais amplos podem diluir o custo.
3. CÁLCULE O RESULTADO DESEJADO
Vamos supor que você esteja vinculando uma campanha para captação de leads, se o CPA (Custo por aquisição) fica em média R$ 10,00 e o cliente precisar ter 100 leads para que o investimento faça sentido, logo o investimento ideal será de R$ 1.000,00.
Lembre-se de sempre usar a taxa de fechamento do cliente como base também, nesse exemplo que encaminhei acima, se o cliente tiver uma taxa de fechamento de 20%, logo ele terá 20 vendas.
4. HÍSTÓRICO
Caso o cliente nunca tenha anunciado e você nunca tenha vinculado campanha para essa área, você poderá usar base de histórico de clientes semelhantes, e caso não tenha anunciado o mais recomendado é iniciar apenas com uma determinada % do investimento para entender a performance.
Lembre-se de fazer testes também: Diferentes criativos, públicos, e formatos.
Com esses passos, você pode recomendar um orçamento mais realista, lembre-se que você pode contar conosco no grupo da Mazukim Plus onde poderemos compartilhar resultados de clientes da mesma área ou de área semelhantes para que você use como base.