Fiquei na dúvida em relação ao CPC, quem define o valor por clique é o anunciante ou o próprio Google?
Olá Eveline, tudo bem?
Ao utilizar a estratégia de lance CPC Manual, quem definirá o lance será você, contudo, o lance que definir não necessariamente será o que o Google lhe cobrará. Existe a diferença entre 3 CPC´s, vejamos:
CPC Máximo = É o CPC que você define, ao qual no máximo poderá pagar, imagine que tenha disposto R$ 1,00, então jamais o Google permitirá que pague mais do que R$ 1,00 por cada clique;
CPC Real = No CPC máximo, você definiu o máximo que pode pagar, mas em geral não pagará o valor máximo, mas sim irá variar os valores por cada leilão (pesquisa do usuário), logo em um leilão poderá ser cobrado por exemplo R$ 0,80, no outro R$ 1,00, enfim. O CPC Real é o valor de verdade que pagará ao receber um clique;
CPC Médio = O CPC médio, nada mais é do que a média dos valores que pagou de CPC Real, no exemplo acima por exemplo foram 2 cliques, 1 de R$ 0,80 e outro de R$ 1,00, então o seu CPC Médio seria de R$ 0,90.
Eveline, agora se você colocar o CPC Manual Otimizado, então sim, o Google pode aumentar ou diminuir os lances de CPC Máximo que você ofertou, pois ele irá otimizar de acordo com o que o Google entender ser melhor para você, então se ele entender que ele deve aumentar em R$ 0,30 por exemplo o valor do seu lance para ao invés de aparecer em 6º, você aparecer em 3º, pois ele acredita que conseguirá ter um contato ou venda, assim ele fará.